domingo, 23 de outubro de 2011

*A DANÇA DOS 7 VÉUS* DANÇA DO VENTRE EM FOZ DO IGUAÇU.*

Marhaba!
Sabe antes de eu pensar em ser uma bailarina do ventre ou ser uma profissional da área, eu sempre ouvia dizer que existia a dança dos sete véus.
Eu na minha imaginação ficava sonhando... num deserto, em uma tenda árabe, com muito vento, icensos, e muitos véusssssssssssss..dançando, dançando .....rsrsrsr ..ai ficava me perguntando.... Será que um dia eu vou dançar ....a Dança dos sete Véus..kkkkk...Neste momento eu era Ginasta (Ginastica Olimpica) com 12 anos..rsrsrs...
Hoje vou postar algumas curiosidades...espero que  goste...
 até o próximo poste...
bjs,...
A dança dos sete véus é um dos mais famosos, belos e misteriosos ritos primitivos.
Os véus estão também associados aos sete chacras corporais, ás sete cores do arco-Íris e aos sete planetas, que estão representados na dança como possuidores de qualidades e defeitos que influenciam o temperamento das pessoas.
A retirada de cada um dos véus, presos ao corpo da dançarina , representa a dissolução dos aspectos mais nefastos e a exaltação das qualidades pessoais.

Hijab: assim é a palavra “véu” em árabe, e significa “o que separa duas coisas”.

Separa o conhecido do desconhecido. Não apenas um enfeite, um acessório a mais, o véu mostra existir algo muito precioso que está escondido. Apenas o véu, de toda a indumentária usada na dança, permite uma interação tão sutil e suave do corpo com as vestes.
Em sua origem remota no antigo Egito, a Dança dos Sete Véus era executada pelas sacerdotisas em homenagem à Deusa Ísis, e representava um ritual de experiências sucessivas de auto-conhecimento até a ascensão espiritual.
A sacerdotisa envolve-se com os sete véus, na seguinte ordem de cores: vermelho, laranja, verde, azul, lilás, branco. A veste por baixo dos véus é de cor clara. Os sete véus podem representar os sete chacras hindus (básico, esplênico, plexo solar, cardíaco, laríngeo, frontal e coronário).
Ao longo da execução da “Dança dos Sete Véus”, retiram-se sucessivamente, com graça e mistério, os sete véus, cujas cores se relacionam ao arco-íris.
A retirada de cada véu, plena de fascínio, sugere a revelação gradual da Luz.
De onde veio a simbologia para o número Sete? Lembremos que a Numerologia nasceu no Egito e veio ao ocidente através do grego Pitágoras. Para Pitágoras, tudo era número. O filósofo transmitiu sua sabedoria a seus discípulos, os quais guardavam absoluto sigilo sobre seu conhecimento. Passado muito tempo, os ensinamentos pitagóricos foram chegando até nós, como ruínas de um templo. O número Sete simboliza a combinação do Três (Céu) com o Quatro (Terra): o 3, representado por um triângulo, é o Espírito; o 4, representado por um quadrado, é a Matéria.
O Sete simboliza a totalidade dos mundos. A Dança dos Sete Véus eleva a bailarina em direção à plenitude do conhecimento.
Exercício de criatividade: Para cada minuto na sua Dança dos Sete Véus, associe uma nota musical, um planeta, um dia da semana... um passo de dança, um ritmo... Essa brincadeira estimula sua inteligência emocional e incentiva os sentidos da artista como um todo.
EXEMPLO DE COREOGRAFIA SOLO PARA A DANÇA DOS SETE VÉUS
Véu Vermelho: Entra-se com o véu vermelho (medindo 3 metros), movimentos fortes de véu e quadris, como batidas e shimies.
Véu Laranja: O véu preso no quadril. Movimentos de shimies, oitos, redondos; o véu acompanha com movimentos do quadril.
Véu Amarelo: O véu cobrindo a barriga. Movimentos de ondulações, oitos laterais, oitos com ondulações, redondo interno e redondo grande.
Véu Verde: O véu no busto ou em um dos braços. Movimentos de busto e braços.

Véu Azul: O véu no pescoço ou no outro braço preso a um bracelete. Véus verde e azul juntos com movimentos de cabeça.

Véu Lilás: O véu cobre o rosto (chador). Expressão de olhos e cabeça. Tira-se o chador.
Véu Branco ou Prateado (união de todas as cores): O véu branco na cabeça (como véu dos beduínos). Retira-se o véu, utilizando-o com movimentos de giros e de casulo.
Os véus são retirados lentamente durante os movimentos. Retiram-se alguns véus, e outros são usados para se realizarem movimentos mais complexos.
Duração da música: 07 (sete) minutos, sendo 01 (um) minuto para cada véu.
Escolhe-se uma música que possibilite muitas variações de movimentos.
Por baixo dos véus, usa-se preferencialmente roupa branca, de modelo à escolha da bailarina.
Você já tem sua coreografia para a Dança dos Sete Véus? Deixe sua imaginação fluir!
Muitas bailarinas perfumam seus véus com aromas femininos e delicados. O perfume propicia um halo de mistério em torno de quem dança! Experimente e veja como a platéia se envolve com seus movimentos!
Fonte:
http://www.seteveus.com.br/index.htm


Um comentário:

  1. Mistura de culturas. No real mistura budismo e patamar de deus do oriente medio não tem muito haver. A semelhança entre algumas danças subindo o mapa e não existe nada parecido descendo. Ah outra coisa Sidarta veio de onde Japão ou India porque to pesquisando e achando furos cronologicos horríveis

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...