terça-feira, 19 de abril de 2011

*Música Árabe e seus Instrumentos Maravilhosos*Na terra das Cataratas*

Marhaba!
Bom, hoje irei falar um pouco dos Instrumentos Árabes  que eu amo.....
Os instrumentos mais usados na música árabe são:

              Instrumentos de corda:


-  –  Alaúde  seu nome vem do árabe Al – Úd, sua origem remota ao século VII, possui braço curto e fundo arredondado, com 12 cordas. No passado, suas cordas eram feitas de seda e tripa de carneiro. Atualmente, as cordas são feitas de nylon e aço, porém antigamente, a richie (palheta usada para tocar o instrumento), era feita de pluma de águia e atualmente é feita de acrílico. É considerado o principal instrumento da música árabe e o 1º Instrumento de cordas do Mundo.




- Violino – Instrumento Europeu que foi adaptado na música árabe, no século XIX.  Já no século XX, ele já havia tomando o lugar da antiga e ainda usada Rabeb (instrumento folclórico que é o pai do violino e da Rabeca).




- Kannun – Instrumento semelhante a Citara que é posicionada no colo do músico, possui 25/30 conjunto de cordas triplas de nylon. É tocado com o apoio de dedais e é usado até hoje na música árabe.


BOUZOUKI: Originalmente, o bouzouki tinha três cordas duplas com afinação mais comum: Ré-Lá-Ré (outras afinações como Mi-Lá-Mi e Dó-Sol-Ré também poderiam ser usadas). Hoje em dia encontram-se bouzoukis de quatro cordas duplas com afinação Dó-Fá-Lá-Ré.


 Fonte: http://barbarahelennidancadoventre.blogspot.com/

INSTRUMENTOS DE SOPRO

- Nay – Flauta de bambú de som suave e hipnotizante, usada em todos os estílos da música árabe, até hoje.


- Mijuez – Flauta de bambú dupla, de som agudo e médio agudo. Usada em músicas folclóricas (Dabke e na Dança do Bastão).
- Mizmar – Flauta de madeira curtida, semelhante a uma mini corneta, de som agudo e médio. Instrumento típico das montanhas e também folclórico.




Instrumentos de percussão

- Derback ou Table – Instrumento solo originalmente feito de argila extraída do rio Nilo, com couro de peixe, atualmente é confeccionada com alumínio fundido e a pele de acrílico sintético, instrumento este que oferece três variados sons: grave, médio e agudo; motivo pelo qual é considerada percussão principal numa orquestra árabe.



- Deholla (Semelhante ao derback) – Instrumento de base originalmente feito de argila extraída do rio Nilo, com couro de peixe, atualmente é confeccionada com alumínio fundido e a pele de acrílico sintético, instrumento este que oferece dois tipos de sons: grave e médio grave.
Pode ser construido de barro ou madeira com peles de couro de peixe ou carneiro. Os mais modernos são construidos de Alumínio fundido com pele de nylon sintético, dependendo da sua freqüente utilização ou do gosto do músico.


- Daff (Pandeiro oriental de tamanho médio) –  originalmente feito de madeira mas, também foi modernizado, sendo confeccionado com alumínio fundido e com a pele de acrílico sintético, instrumento este que oferece três tipos de sons: agudo, médio agudo e médio grave.

O daff é o nome árabe para o popular instrumento correspondente ao pandeiro inglês Ele consiste em uma moldura redonda com mosaico de osso, madeira e madrepérola, coberta de um lado com pele de cabra ou peixe. Os sons desse instrumento de percussão definem o ritmo de grande parte da música árabe.


- Mazhar (Pandeiro oriental de tamanho grande) – Instrumento de base com címbalos grandes de metal originalmente feito de madeira com couro de gazela, instrumento que também não houve modernização, emite tres tipos de sons: grave, médio e médio grave.



- Tabel (Tambor oriental) – Instrumento solo originalmente feito de madeira com couro de carneiro em seus dois lados, sendo confeccionado assim até os dias atuais, instrumento que também não houve modernização, emite um só tipo de som: grave.


Fonte: http://www.laielialmaza.com.br/meio_i.htm

BJS....






Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...