sábado, 21 de maio de 2011

Cantora libanesa é o novo símbolo sexual árabe


Haifa Wehbe.>A cantora xiita do sul do Líbano arrasa no Oriente Médio com sua canção Uaua (pupa) e sua jeito sensual de dançar. Haifa Wehbe é o símbolo sexual internacional dos árabes, algo que nunca havia ocorrido no Oriente Médio. Mas o erotismo de sua dança custou a Haifa a rejeição de seu vilarejo natal, no sul xiita do Líbano: a cantora não pôde assistir ao funeral de seu irmão, um miliciano da Amal que foi morto a tiros pelos israelenses.
Nascida em um remoto vilarejo xiita do abrupto sul do Líbano, em Marajuna, onde morava com sua família em uma modesta casa de dois quartos e sem banheiro, a cantora se transformou em símbolo sexual. Sua canção difundida por todas as emissoras de rádio e seu vídeo exibe movimentos de corpo sensuais, provocativos, às vezes quase lascivos.
"Olha a pupa, beija a pupa, deixe que ela cure, quando você beija a pupa, ela desaparece." É esse o refrão da famosa canção, que todos cantam. Não é a voz e nem a graça da letra, que Haifa modula com peculiar picardia, que conquistaram esse público sem fronteiras. Haifa, com seu erotismo suavizado, mas à flor da pele, comove até nas ondas do rádio e nos discos. Com sua arte leve e seu corpo em liberdade, encarna o espetáculo. É vedete e dançarina oriental ao mesmo tempo. Representa a provocante imagem de um novo estilo da canção árabe, muito distante das imortais Um Kalsum e Fairuz.
Haifa Wehbe voltou a triunfar no cassino, e é a mais esplêndida estrela árabe da canção. Mas em seu vilarejo, onde seu pai ainda vive humildemente e em cuja praça principal está o retrato de seu irmão Ahmad, miliciano da Amal morto em combate contra soldados israelenses, ela não é bem vinda. Seus vizinhos não a deixaram assistir ao funeral do irmão.


Tradução: Paulo Eduardo Migliacci ME
Fonte:http://noticias.terra.com.br/jornais/interna/0,,OI1368396-EI8253,00-Cantora+libanesa+e+o+novo+simbolo+sexual+arabe.html










Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...