quarta-feira, 28 de setembro de 2011

*Dia do Idoso*. Felicidade ou Tristeza de ser um Idoso? Busque a resposta dentro de você!

Marhaba!

Hoje vou falar um pouquinho sobre o idoso.

O Dia do Idoso é comemorado no Brasil no dia 1º de Outubro e tem como objetivo a valorização do idoso
Até o ano de 2006, esta data era celebrada no dia 27 de Setembro, porém, em razão da criação do estatuto do idoso em 1º de Outubro, o dia do idoso foi transferido para esta data de acordo com a lei número 11.433 de 28 de Dezembro de 2006.(http://pt.wikipedia.org/wiki/Dia_do_Idoso)
Eu e meu marido cuidamos um tempo da avó dele, era uma senhora de 86 anos, com  problemas de saúde, infelizmente a Dona Vilma  ja não esta entre nós....
Naquele momento que cuidava da avó Vilma ,eu tinha minha filha de 4 meses, e não tinha muito tempo pra  conversar com ela.
hoje quando escutei em um jornal que era dia do idoso me recordei dela..
Sabe acho que eu poderia ter feito mais por ela. Mas naquele momento a situação era muito dificíu  a Dona Vilma tinha hanseniase(,A lepra (hanseníase, morfeia, mal de Hansen, mal de Lázaro, é uma doença infecciosa causada pelo bacilo Mycobacterium leprae que afeta os nervos e a pele e que provoca danos severos. ( anoshttp://pt.wikipedia.org/wiki/Lepra).
 E  Doença de Alzheimer (DA) ou simplesmente Alzheimer é uma doença degenerativa atualmente incurável mas que possui tratamento. O tratamento permite melhorar a saúde, retardar o declínio cognitivo, tratar os sintomas, controlar as alterações de comportamento e proporcionar conforto e qualidade de vida ao idoso e sua família. Foi descrita, pela primeira vez, em 1906, pelo psiquiatra alemão Alois Alzheimer, de quem herdou o nome. É a principal causa de demência em pessoas com mais de60 anos
(http://pt.wikipedia.org/wiki/Mal_de_Alzheimer)
Dona Vilma(estava em  tratamento e tomava remédios atestados pelos médicos) sempre foi muito bem atendida pela Secretaria da  Saúde de Foz Do Iguaçu .
Mas com todo aquele sofrimento aprendi muito.
As pessoa não tem idéia o que é cuidar de uma pessoa idosa, pois eu quando era criança imagina sempre  aquela  vovózinha de cabelinho branco fazendo croché.
Um idoso volta a ser criança, verdade..é muito complicado por exemplo na hora do banho, você não faz idéia, só quem já passou por isso..eles não querem tomar banho igualzinho uma criança...claro que estou falando especifico da avó Vilma que tinha  problema de esquecimento enfim...( e dizia pra mim que ja tinha tomado banho)e com muita conversa nos convenciamos ela tomar banho .....

E pra contratar alguém pra cuidar de um idoso?

Você não encontra, ninguém quer cuidar sério....

Então vai uma dica ai de uma pessoa que ja cuidou  de uma idosa e fiz tudo que estava ao meu alcançe para ajuda-lá.
Seja bom para as pessoas ao seu redor, seja gentil, seja educado, pois um dia você também vai ser um idoso(a) e vai precisar de alguém que cuide de você.

Outra dica : devemos  começar uma atividade fisíca logo,  vamos envelhecer  saudavéis, o seu pulmão precisa de ar..respire pelo nariz e solte pela boca não esqueça.

Mas contei pra você essa história não pra você ficar pensando, nossa quando eu ficar idoso o que vai ser de mim?? relaxe....não esqueça respire pelo nariz solte pela boca.

Viva cada momento da sua vida como se fosse o ultimo...

Tenha Deus no coração...

Pense positivamente...

Seja muito feliz, não tenha medo de envelhecer , envelheça com saúde..
Faça uma atividade fisíca..( dança, caminhada, ginastica.....).

Atividade física


Nunca é tarde para começar

A atividade física é um ponto importante na qualidade de vida do idoso. No entanto, o tipo de exercício a ser realizado depende do organismo e da vontade de cada um. Segundo Silene Sumire Okuma, coordenadora do grupo de pesquisa em educação física para idosos da Faculdade de Educação Física da Universidade de São Paulo, não há nenhuma fórmula predeterminada do que deve ser feito na terceira idade. Por essa razão, dois fatores são preponderantes na escolha da atividade física. Primeiramente, o idoso precisa olhar para si e ver qual a sua capacidade funcional nas atividades do dia-a-dia, como subir as escadas de um ônibus, carregar panelas de pressão, arrumar camas, abaixar-se para ver o forno, por exemplo. A atividade física irá melhorar sua capacidade de desempenhar essas e outras tarefas cotidianas.


Avaliação de saúde


O outro fator fundamental é a avaliação da saúde do idoso. Estudos mostram que pelo menos 70% dos idosos têm um problema de saúde e a atividade física pode ser uma grande aliada do tratamento. A prática da atividade física pode controlar a manifestação e os sintomas de várias doenças, como a hipertensão, por exemplo, e reduzir o consumo de remédios. Para isso, é preciso trabalhar com três sistemas do corpo humano: o cardiovascular, o nervoso e o músculo-esquelético.

O que fazer


Após a realização desse dois passos iniciais, a avaliação de sua capacidade funcional e de sua saúde, o idoso deve escolher a atividade de que mais gosta. É importantíssimo que ele tenha prazer. Ao fazer algo que não gosta, o idoso pára após dois meses do início dos exercícios, por isso vale experimentar várias atividades físicas até encontrar a que melhor se adapta ao seu perfil. Entre as atividades que trabalham o sistema cardiovascular estão andar de bicicleta, caminhar e fazer natação. Privilegiam o sistema músculo-esquelético a musculação e a ginástica, por exemplo, e atividades como yoga e tai chi chuan, com seus movimentos mais suaves, dão mais atenção ao sistema nervoso.


Quem já fazia


De acordo com Sumire Okuma, quem sempre fez atividades físicas pode mantê-las, quando chegar à terceira idade. Além disso, o idoso jovem (60-65 anos) não tem restrições a exercícios. Contudo, é importante frisar que quem nunca praticou exercícios pode começar com qualquer idade, desde que observados os fatores de saúde e a capacidade funcional do corpo.


Após tomar a decisão, o idoso deve fazer uma avaliação clínica para saber qual a atividade ideal a ser adotada. Os que não gostam de ficar sozinhos podem formar grupos de amigos ou procurar instituições que tenham cursos voltados para a terceira idade.


mais...http://bancodeprofissionais.com/guiaidoso/46_2.htm













bjs ..até mais...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...