quinta-feira, 28 de abril de 2011

História de como encontrar um Oásis..por Sanny,..rsrsrs



Indo para o Deserto


Passagem Livre para os heróis do Deserto, os Camelos

E aí estão eles!!

Linda imagem!




Na imensidão do Deserto...

Ufa!! Um Oásis, finalmente!

domingo, 24 de abril de 2011

*POPULARIZANDO A DANÇA ÁRABE EM FOZ DO IGUAÇU*

MINHAS LINDAS ALUNAS DO CENTRO DE CONVÊNCIA DO BUBA(Porto Meira)
e DO CENTRO DE CONVIVÊNCIA DO IDOSO(Praça da Biblía)


Alunas Centro de Convivência do Idoso!


Alunas Centro de Convivência do Buba!










LEVO A DANÇA ÁRABE A TODAS A MULHERES....BJS..A TODAS...

sábado, 23 de abril de 2011

*BAILARINA OU DANÇARINA* QUAL A DEFINIÇÃO?

Máçal Kheir ( Boa Tarde)

Outro dia uma aluna me perguntou, Prof. gostaria de saber a diferença entre Bailarina e Dançarina?
Tenho muitas anotações guardada, e agora tenho a oportunidade de compartilha com vc,e encontrei este artigo muito legal com essa   diferença,espero que goste eu gostei e concordo ....deixe seu comentário a respeito....bjs...

DA MESMA FORMA, NECESSÁRIO, SE FAZ ESTABELECER UMA DIFERENÇA ENTRE "BAILARINA"E "DANÇARINA".

* PELO DICIONÁRIO A DEFINIÇÃO É A MESMA.

*bailarina
bai.la.ri.na
sf (bailar+ina) Mulher que dança por profissão; dançarina.

*dançarina
dan.ça.ri.na
sf (dançar+ina) 1 Mulher que dança por ofício; bailarina.

*MAS EM FUNÇÃO DA NOSSA CULTURA ATUAL E DE PRECONCEITOS AINDA EXISTENTES.

DIZ-SE :*"BAILARINA" AQUELA QUE ESTUDOU OU ESTUDA PARA EXERCER A
PROFISSÃO.

AO PASSO QUE* "DANÇARINA" QUALQUER, MULHER PODE SER, POIS SE APRENDE DE MADEIRA MAIS INFORMAL, E PELA DANÇA SER UMA DISCIPLINA CULTURAL POPULAR: A CRIANÇA, O IDOSO, O PAI, A MÃE, TODO MUNDO DANÇA O QUE OUVE NAS RÁDIOS, NAS DANCETERIAS, ETC...
ISSO É CULTURA INFORMAL QUE NINGUÉM PRECISA ESTUDAR PARA SABER.

BALLET, JAZZ, DANÇA CONTEMPORÂNEA, DO VENTRE JÁ SÃO TIPOS QUE EXIGEM MAIS TEMPO, ESTUDO E CONDICIONAMENTO FISÍCO.

*MAS ISSO É UMA DEFINIÇÃO PESSOAL QUE NINGUÉM É OBRIGADO A ACEITAR.....
 
Autor desconhecido.
 
Engana-se quem pensa que a fusão entre o balé e a dança do ventre é algo novo. Estima-se que as primeiras adaptações da dança clássica ao mundo árabe surgiram na década de 30.

Além disso, é só pensar na meia ponta, nos giros e alguns deslocamentos que percebemos semelhanças entre essas duas modalidades.

Mas quem influenciou quem? Foram as russas as responsáveis pela entrada do balé na dança do ventre enquanto viajavam pelo oriente médio. As bailarinas orientais ficaram impressionadas com a postura e leveza que resolveram adaptar algumas coisas.

Com o passar do tempo, a fusão foi aumentando e hoje vemos bailarinas como a Sabah  que sobem na sapatilha de ponta durante apresentações de dança do ventre.

 Fonte; http://cadernosdedanca.wordpress.com/2010/12/22/bale-e-danca-do-ventre/



Show de Dança do Ventre Cauntry Club Golf -Ciudade Del Leste-Py.

Sabah El Kheir ( Bom Dia)

Esta semana participei de um Evento no Paraguai, 20 minutos de Foz do Iguaçu.
XIII Abierto del Paraguai/20 al 23 de Abril -2011

Shadia Sherer, Rose Menezes, Nina Nassif

Foi muito divertido, pois dancei com um parceira que já foi minha aluna, e hoje é umas das bailarinas mais requisitadas  aqui em Foz e Região*Shadia Sherer que estava acompanhada de sua mãe Bia, e  também gostaria de agradecer a nossa querida amiga Rose Menezes que gentilmente  nos acompanhou....
Uma delicia, tudo o ambiente, o Dj super atencioso, os garços enfim ..perfeito.  Eu e Shadia já tínhamos participado de eventos no Sahara, um restaurante árabe dentro deste residencial...e sempre que tem eventos  Club House-Py, somos convidadas a participar...adorooooooooooo....
E depois do trabalho, tiramos  algumas fotos para o arquivo das traquinagens...rsrsrsrs...
vou postar algumas...bjs..






                                                     Minha linda Amiga* Rose Menezes*
                                                         Eu e minha Parceira Shadia Sherer!



EU E SHADIA

POR ISSO DANÇO .....OLHA O OLHAR CARINHOSO DESTA MULHER...PRA MIM...AMO MINHA ARTE...E ENQUANTO EU PUDER VOU ENSINAR MUITAS MULHERES A DANÇAR ESTA DANÇA TÃO FEMININA E CHEIA DE ENCANTO.......venha dançar e seja feliz!

Bjs...

quinta-feira, 21 de abril de 2011

*Líbano* em Foz do Iguaçu uma das maiores colônias- árabes do Brasil


"SABAH EL-KHEIR"


Como já tinha contado pra vocês,  fui convidada para fazer parte de uma equipe, que já esta trabalhando para montar  um grupo de Dança Folclórica Árabe, aqui em Foz do Iguaçu, então vou postar pra vocês neste espaço um pouco da Cultura, Tradição,Costumes e muito mais... de um país que tenho muito carinho....*Líbano*.

O Líbano (em árabe: لُبْنَان, transl. Lubnān, em francês: Liban)
Oficialmente República do Líbano[note 1] (em árabe: اَلْجُمْهُورِيَّة اَللُّبْنَانِيَّة Jumhuriyah al-Lubnānīyah; Francês: République libanaise), é um país da Ásia Ocidental, na costa oriental do Mar Mediterrâneo.
Faz fronteira com a Síria ao norte e a leste e com Israel ao sul.
A localização do Líbano, no cruzamento da bacia do Mediterrâneo e a região árabe tem ditado a sua história rica, às vezes violenta, e a forma da sua identidade cultural única em diversidade étnica e religiosa.[4]
Os primeiros indícios de civilização no Líbano remontam mais de 7.000 anos de história registrada.[5] O Líbano foi a casa dos Fenícios, uma cultura marítima que floresceu durante quase 2.500 anos (3000-539 a.C.). Após o colapso do Império Otomano após a Primeira Guerra Mundial, as cinco províncias que compõem o Líbano moderno foram mandatadas para a França.

O Líbano estabeleceu um sistema político único em 1942, conhecido como confessionalismo, um mecanismo de partilha de poder com base em comunidades religiosas.
[6] Foi criado quando os franceses expandiram as fronteiras do Monte Líbano, que era maioritariamente habitado por Católicos Maronitas e Drusos, para incluir mais elementos muçulmanos. O país ganhou a independência em 1943, e as tropas francesas se retiraram em 1946.
Antes da Guerra Civil Libanesa (1975-1990), o país vivia um período de relativa calma e prosperidade, impulsionada pelo turismo, agricultura e serviços bancários.[7] Por causa de seu poder financeiro e diversidade, o Líbano era conhecido em seu auge como o "Suíça do Oriente".[8] O país atraiu um grande número de turistas,[9] tal que a capital Beirute era referida como "Paris do Oriente Médio". No final da guerra, houve grandes esforços para reanimar a economia e reconstruir a infra-estrutura do país.[10]
Até julho de 2006, o Líbano desfrutou de uma estabilidade considerável, a reconstrução de Beirute estava praticamente concluída[11] e um número crescente de turistas se hospedavam nos resorts do país.[9] Em seguida, a guerra de 2006 entre Israel e o Hezbollah causou a morte de civis e pesados e significativos danos na infra-estrutura civil do Líbano. O conflito durou de 12 de julho daquele ano até um cessar-fogo patrocinado pela ONU em 14 de Agosto.[12]

CULTURA:

O Líbano possuí uma riquíssima cultura herdada desde remotas épocas, de influências que vão da Fenícia ao Império Romano e ao mundo árabe.
A cultura árabe como um todo - na qual a cultura libanesa está inserida - se destaca das demais por sua música, religião, danças entre outros aspectos. No Líbano é muito comum a dabke, dança em que várias pessoas dançam ao mesmo tempo de mãos dadas e andando em círculos através dos passos que conduz.
O árabe é a língua oficial do país, sendo falado na sua forma de dialecto libanês. Este dialecto é inteligível para os arabofónos do Médio Oriente, caracterizando-se pela presença de várias palavras estrangeiras oriundas do francês, inglês, turco e italiano.
O francês e o inglês são as segundas línguas do país, sendo entendidas por cerca de 50% da população. A língua arménia é utilizada pela minoria arménia do país.
O Líbano conta com vinte universidades, entre as quais se encontram a Universidade Libanesa, a Universidade Americana (desde 1886) e Universidade São José (desde 1875).




Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/L%C3%ADbano















terça-feira, 19 de abril de 2011

*Música Árabe e seus Instrumentos Maravilhosos*Na terra das Cataratas*

Marhaba!
Bom, hoje irei falar um pouco dos Instrumentos Árabes  que eu amo.....
Os instrumentos mais usados na música árabe são:

              Instrumentos de corda:


-  –  Alaúde  seu nome vem do árabe Al – Úd, sua origem remota ao século VII, possui braço curto e fundo arredondado, com 12 cordas. No passado, suas cordas eram feitas de seda e tripa de carneiro. Atualmente, as cordas são feitas de nylon e aço, porém antigamente, a richie (palheta usada para tocar o instrumento), era feita de pluma de águia e atualmente é feita de acrílico. É considerado o principal instrumento da música árabe e o 1º Instrumento de cordas do Mundo.




- Violino – Instrumento Europeu que foi adaptado na música árabe, no século XIX.  Já no século XX, ele já havia tomando o lugar da antiga e ainda usada Rabeb (instrumento folclórico que é o pai do violino e da Rabeca).




- Kannun – Instrumento semelhante a Citara que é posicionada no colo do músico, possui 25/30 conjunto de cordas triplas de nylon. É tocado com o apoio de dedais e é usado até hoje na música árabe.


BOUZOUKI: Originalmente, o bouzouki tinha três cordas duplas com afinação mais comum: Ré-Lá-Ré (outras afinações como Mi-Lá-Mi e Dó-Sol-Ré também poderiam ser usadas). Hoje em dia encontram-se bouzoukis de quatro cordas duplas com afinação Dó-Fá-Lá-Ré.


 Fonte: http://barbarahelennidancadoventre.blogspot.com/

INSTRUMENTOS DE SOPRO

- Nay – Flauta de bambú de som suave e hipnotizante, usada em todos os estílos da música árabe, até hoje.


- Mijuez – Flauta de bambú dupla, de som agudo e médio agudo. Usada em músicas folclóricas (Dabke e na Dança do Bastão).
- Mizmar – Flauta de madeira curtida, semelhante a uma mini corneta, de som agudo e médio. Instrumento típico das montanhas e também folclórico.




Instrumentos de percussão

- Derback ou Table – Instrumento solo originalmente feito de argila extraída do rio Nilo, com couro de peixe, atualmente é confeccionada com alumínio fundido e a pele de acrílico sintético, instrumento este que oferece três variados sons: grave, médio e agudo; motivo pelo qual é considerada percussão principal numa orquestra árabe.



- Deholla (Semelhante ao derback) – Instrumento de base originalmente feito de argila extraída do rio Nilo, com couro de peixe, atualmente é confeccionada com alumínio fundido e a pele de acrílico sintético, instrumento este que oferece dois tipos de sons: grave e médio grave.
Pode ser construido de barro ou madeira com peles de couro de peixe ou carneiro. Os mais modernos são construidos de Alumínio fundido com pele de nylon sintético, dependendo da sua freqüente utilização ou do gosto do músico.


- Daff (Pandeiro oriental de tamanho médio) –  originalmente feito de madeira mas, também foi modernizado, sendo confeccionado com alumínio fundido e com a pele de acrílico sintético, instrumento este que oferece três tipos de sons: agudo, médio agudo e médio grave.

O daff é o nome árabe para o popular instrumento correspondente ao pandeiro inglês Ele consiste em uma moldura redonda com mosaico de osso, madeira e madrepérola, coberta de um lado com pele de cabra ou peixe. Os sons desse instrumento de percussão definem o ritmo de grande parte da música árabe.


- Mazhar (Pandeiro oriental de tamanho grande) – Instrumento de base com címbalos grandes de metal originalmente feito de madeira com couro de gazela, instrumento que também não houve modernização, emite tres tipos de sons: grave, médio e médio grave.



- Tabel (Tambor oriental) – Instrumento solo originalmente feito de madeira com couro de carneiro em seus dois lados, sendo confeccionado assim até os dias atuais, instrumento que também não houve modernização, emite um só tipo de som: grave.


Fonte: http://www.laielialmaza.com.br/meio_i.htm

BJS....






LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...